top of page

Mina em Maceió tem previsão de colapso, gerando temor e evacuações.

Atualizado: 30 de nov. de 2023


A Defesa Civil de Maceió está alertando para o iminente colapso de uma mina no bairro do Mutange, previsto para as 6h desta sexta-feira. A Braskem informou que o evento pode causar um tremor e formar uma cratera, resultando na evacuação da área do Mutange e arredores. Embora as dimensões atuais da mina sejam desconhecidas, estima-se que 60% dela esteja dentro da lagoa Mundaú, gerando preocupações, embora especialistas descartem riscos de tsunami. As autoridades monitoram a situação 24 horas por dia, enquanto a população aguarda informações sobre as possíveis consequências.


ree
Mina em Maceió tem previsão de colapso, gerando temor e evacuações.

Atualizado em 30/11/2023 19h51.

As origens do problema remontam a mais de 40 anos de exploração, onde vazamentos de líquido das minas levaram à instabilidade do solo, causando o afundamento em cinco bairros e deslocamento de quase 60 mil pessoas.


Atualmente, 35 minas na área urbana estão sendo preenchidas novamente, mas a situação se agravou, levando a uma ampliação da área de risco por decisão judicial. Mais 1.700 lotes foram incluídos, cada um com pelo menos uma residência, intensificando os desafios enfrentados pelas autoridades na gestão dessa crise iminente.


ree

Diante do colapso iminente, especialistas, como o geólogo Antônio Jorge Garcia da Universidade de Coimbra, tranquilizam a população, afirmando que o evento não deverá causar ondas ou danos significativos a prédios além dos já previstos. No entanto, as incertezas persistem quanto às dimensões exatas do colapso e da possível cavidade resultante. A cidade de Maceió vive momentos de tensão, com a emergência declarada e a necessidade de evacuação de áreas de risco, enquanto as autoridades e a população aguardam o desdobramento da situação crítica.


Comentários


  • Tópicos
  • Instagram - Mundo dos Negócios
  • Facebook - Mundo dos Negócios
  • Twitter
  • Linkedin
bottom of page