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Privatização dos trens de São Paulo: mais lucro, menos transporte


A privatização dos trens de São Paulo foi uma promessa de eficiência e economia para o Estado. No entanto, dados inéditos obtidos pelo UOL revelam que as concessionárias privadas receberam quatro vezes mais repasses do Bilhete Único (BU) em 2022 do que Metrô e CPTM, que são públicas.


Imagem de uma linha de trem operada pela iniciativa privada
Imagem de uma linha de trem operada pela iniciativa privada


Enquanto isso, as linhas operadas pela iniciativa privada têm apresentado falhas graves, como atrasos, superlotação e até mesmo acidentes. Em 2022, a linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade, registrou o maior número de falhas graves entre todas as linhas de trens da cidade.




A situação contrasta com a das linhas operadas pelo Metrô e CPTM, que são públicas. Essas linhas registraram um aumento no número de passageiros transportados em 2022, mesmo com a pandemia de Covid-19.




Diante desses dados, é preciso questionar se a privatização dos trens de São Paulo foi realmente um sucesso. Parece que, em vez de trazer eficiência e economia, a privatização acabou beneficiando a iniciativa privada, mas prejudicando os passageiros.

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