Privatização dos trens de São Paulo: mais lucro, menos transporte
- Jefferson Alionco
- 27 de nov. de 2023
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A privatização dos trens de São Paulo foi uma promessa de eficiência e economia para o Estado. No entanto, dados inéditos obtidos pelo UOL revelam que as concessionárias privadas receberam quatro vezes mais repasses do Bilhete Único (BU) em 2022 do que Metrô e CPTM, que são públicas.

Enquanto isso, as linhas operadas pela iniciativa privada têm apresentado falhas graves, como atrasos, superlotação e até mesmo acidentes. Em 2022, a linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade, registrou o maior número de falhas graves entre todas as linhas de trens da cidade.
A situação contrasta com a das linhas operadas pelo Metrô e CPTM, que são públicas. Essas linhas registraram um aumento no número de passageiros transportados em 2022, mesmo com a pandemia de Covid-19.
Diante desses dados, é preciso questionar se a privatização dos trens de São Paulo foi realmente um sucesso. Parece que, em vez de trazer eficiência e economia, a privatização acabou beneficiando a iniciativa privada, mas prejudicando os passageiros.








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