Refinaria de Paulínia amplia produção de diesel S-10 e QAV com nova unidade HDT
- Jefferson Alionco
- 30 de jul.
- 1 min de leitura
A Petrobras deu um passo importante em sua estratégia de modernização e sustentabilidade com o início da operação da nova unidade de hidrotratamento (HDT) na Refinaria de Paulínia (REPLAN). A unidade entrou em funcionamento no dia 27 de maio de 2025 e já está promovendo um aumento significativo na produção de combustíveis de alta qualidade.

Com a nova HDT, a capacidade de produção da REPLAN foi ampliada em até 63 mil barris por dia de diesel S-10 e 21 mil barris por dia de querosene de aviação (QAV). O avanço permite a conversão total da produção de diesel da refinaria para o tipo S-10, com menor teor de enxofre, contribuindo para a redução de emissões poluentes e o phase-out do diesel S-500.
Além do ganho ambiental, a nova unidade também aumenta a eficiência energética da planta, reforçando o compromisso da Petrobras com uma operação mais limpa e alinhada às exigências do mercado e da sociedade.
A iniciativa integra os projetos estratégicos da companhia voltados à transição energética e à valorização de combustíveis mais sustentáveis, mantendo a competitividade e a liderança da Petrobras no setor de refino.
Comentários