Exportações de petróleo para China disparam e ganham destaque nas vendas da Petrobras no 2T25
- Jefferson Alionco
- 30 de jul.
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A China se consolidou como o principal destino do petróleo brasileiro exportado pela Petrobras no segundo trimestre de 2025 (2T25), absorvendo 54% das exportações da companhia. O crescimento significativo da participação chinesa foi impulsionado, em parte, pelas sanções aplicadas à Rússia, que redirecionaram a demanda asiática para novos fornecedores.

O aumento nas vendas para a China representou uma alta em relação aos 36% registrados no trimestre anterior (1T25), superando também os 50% do mesmo período de 2024. Em contrapartida, houve redução nas exportações para Europa e Ásia (exceto China) — mercados que também figuram entre os principais compradores do óleo brasileiro.
Além da China, Estados Unidos e América Latina apresentaram crescimento modesto na participação, enquanto a África do Sul passou a figurar pela primeira vez como destino, graças à primeira venda de óleo do pré-sal para uma refinaria do país.
Segundo o relatório, a Petrobras continua investindo em estratégias de diversificação de mercados e abertura de novos canais de exportação para o petróleo do pré-sal, tanto por meio de novos clientes quanto pela reconfiguração de ofertas para parceiros já existentes.
Essa movimentação reforça o posicionamento competitivo da estatal no cenário internacional, com foco em ampliar presença em mercados estratégicos e garantir maior rentabilidade para o petróleo brasileiro.









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