top of page

FPSO Alexandre de Gusmão inicia produção no pré-sal antes do previsto


A Petrobras iniciou em 24 de maio de 2025 a operação do FPSO Alexandre de Gusmão, nova unidade flutuante de produção no campo de Mero, localizado na Bacia de Santos. A entrada em funcionamento ocorreu antes do prazo previsto no plano de negócios da companhia, representando um avanço importante na ampliação da produção do pré-sal brasileiro.


FPSO Alexandre de Gusmão inicia produção no pré-sal antes do previsto

Com capacidade para produzir até 180 mil barris de petróleo por dia e comprimir 12 milhões de m³ de gás natural diariamente, a plataforma já iniciou também o processo de injeção de gás, com o primeiro poço injetor entrando em operação apenas 32 dias após o início das atividades da unidade.


Essa agilidade operacional marca um novo padrão de eficiência para os projetos da Petrobras, contribuindo para o crescimento da produção nacional. Além disso, o início do funcionamento do FPSO Alexandre de Gusmão impulsionou os resultados do 2º trimestre de 2025, ajudando a empresa a bater o recorde de produção operada, com 4,19 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed).



A plataforma é a quinta a operar no campo de Mero, que se consolida como um dos principais ativos do pré-sal. O projeto reforça a estratégia da Petrobras de elevar a produção com segurança, eficiência e foco na redução de emissões, contribuindo também para o fornecimento de gás natural ao mercado brasileiro.

Comentários


  • Tópicos
  • Instagram - Mundo dos Negócios
  • Facebook - Mundo dos Negócios
  • Twitter
  • Linkedin
bottom of page